Artigos

Hormônios Femininos

O ciclo menstrual tem papel decisivo no desenvolvimento individual da mulher e na manutenção da função reprodutiva. Este depende de uma ação integrada e coordenada de hormônios produzidos no hipotálamo, hipófise e ovários. A concentração dos hormônios sexuais (produzidos pelos ovários) varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação. Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro.

Tensão pré-menstrual, ou TPM, é o nome que se dá a uma série de sintomas (físicos, emocionais e comportamentais) que se manifestam antes da menstruação. A causa, provavelmente, resulta de uma interação de diversos fatores.

Em relação aos distúrbios do humor, a principal causa está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar. Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina por influencia dos hormônios femininos. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal.
Exercícios físicos aeróbicos, ajudam muito, porque reduzem a tensão, a depressão e melhoram a autoestima. Eventualmente, o médico pode indicar alguma medicação para atenuar os sintomas.