Artigos

Como aumentar as chances de uma gestação natural

As mulheres que estão tentando engravidar há pouco tempo, ou irão começar tentar, têm dúvidas sobre o que é preciso fazer para conseguir mais rapidamente a gestação. É fácil ou é difícil engravidar naturalmente? É mais fácil do que difícil, pois após um ano tentando engravidar, aproximadamente 85% dos casais conseguirão a gestação. Esta é uma chance cumulativa, após um ano, mas, qual a chance por cada ciclo ovulatório? Depende da idade da mulher, até os 30 anos, 25%, com 35 anos, 15% e aos 40 anos, 8%. Quando ocorre a gestação, é mais frequente engravidar nos primeiros meses, 60% das mulheres engravidam nos três primeiros meses de tentativas. A seguir, algumas dúvidas muito frequentes.

Qual é o período fértil?
Muitas vezes há um entendimento errôneo sobre o melhor momento para se conseguir a gestação. Pensava-se que o período fértil englobava alguns dias antes e após a ovulação. Hoje se sabe que não é verdade. Estudos mais recentes comprovam que o período considerado mais fértil compreende 2 dias antes e no dia da ovulação. Estes são os três dias mais favoráveis para engravidar.

Como saber o dia da ovulação?
É possível saber o dia exato da ovulação por controle de ecografias seriadas ou por dosagens hormonais. Existem, também, no mercado kits urinários que detectam com boa precisão o dia da ovulação. Mesmo sem uso de tecnologia, é possível perceber indícios da ovulação e do período fértil. Em um ciclo padrão de 28 dias, a ovulação ocorre, em média, no 14º dia do ciclo. Evidentemente que há bastante variação deste padrão e a ovulação pode ocorrer antes ou após o 14º dia. Há mulheres que percebem alguma dor ou desconforto pélvico quando ovulam e podem, a partir daí, estabelecer seu padrão. O melhor indicativo perceptível do período fértil é o muco, caracterizado com uma secreção transparente semelhante à clara de ovo. O muco fica perceptível de 3 a 4 dias antes da ovulação, vai aumentando a quantidade a filância (capacidade de formar fio quando esticado) até a ovulação, quando muda de característica, tornando-se menos volumoso e mais aderente.

Qual a frequência de relações adequada?
Com o objetivo de engravidar, o casal precisa manter relações no período fértil, mas, como dito acima, nem sempre é fácil saber com precisão este período. O muco mais aquoso e cristalino é um forte indicativo do período fértil e, nestes dias, o casal pode manter relações a cada 2 dias ou até diárias. Nem sempre a mulher percebe claramente o muco e, para o casal que pretende engravidar, não é aconselhável ficar mais de 2 a 3 dias sem relações sexuais.

Existe alguma posição mais indicada na relação sexual?
Não, não há estudos que indiquem que haja diferença. É aconselhável que após a ejaculação a mulher permaneça deitada por alguns minutos.

O que mais pode ajudar?
Hábitos saudáveis, sem tabagismo, alimentação balanceada, atividade física regular, revisão com ginecologista.