Artigos

Até quando esperar pela chegada da gravidez?

Para algumas pessoas, engravidar pode ser muito fácil e, às vezes, a visita da cegonha pode ocorrer de forma inesperada ou até mesmo indesejada. No entanto, muitos casais sofrem por meses ou anos sem que a realização do sonho de ser pai e mãe se concretize. Como uma bola de neve que cresce, a angustia e o sofrimento psicológico vão aumentando de forma silenciosa e prejudicando a vida amorosa, social e até mesmo profissional de muitos casais.

Até quando esperar para então buscar a ajuda de um profissional? Por quanto tempo se deve aguardar pela gravidez para se fazer algum exame ou tratamento? Estas indagações agregam ainda mais dúvidas às tantas já vivenciadas por quem não está conseguindo de forma espontânea engravidar.

No passado era recomendado ao casal aguardar por longos 2 anos para somente então ser iniciada uma investigação. Porém, desde a década de 90 se sabe que transcorridos 12 meses cerca de 90% dos casais sem qualquer tipo de alteração reprodutiva terão engravidado, ou seja, a grande maioria já terá êxito no primeiro ano. Ao se esperar por mais 1 ano serão 95% do total de casais que terão sucesso. Isto significa que apenas mais 5% destes engravidarão ao término de 2 anos.

Assim, atualmente é indicado aos casais nos quais a mulher tem menos de 35 anos tentar naturalmente por 1 ano. Quando a idade se encontra entre os 36 e os 40, o ideal é buscar uma avaliação após 6 meses de tentativas. Mulheres com 40 ou mais anos devem procurar o aconselhamento de um especialista assim que manifestarem o desejo da maternidade. É importante salientar que, em caso de conhecimento prévio de alguma alteração que eventualmente possa afetar a fertilidade, seja de ordem masculina, seja feminina, a busca por orientação não deve tardar. Como exemplos podem ser citados os diagnósticos de ovários micropolicísticos e endometriose para as mulheres e o histórico de atraso na descida dos testículos para a bolsa escrotal, cirurgias de hérnias inguinais ou alterações no exame de espermograma para os homens.

Embora ninguém sonhe ou deseje engravidar mediante algum tipo de tratamento, nos dias atuais 15 a 20% da população estão precisando de alguma ajuda da medicina para finalmente receber a tão esperada visita da cegonha.